Não deixe de ler este artigo antes de financiar um imóvel!
  • contato@imoveisribeiraopreto.com.br
clique para ativar o zoom
Carregando Mapas
Carregando Mapas Aguarde...
Nós não encontramos nenhum resultado
mapa aberto
Vista Mapa das Estradas Satélite Híbrido Terreno Marcar Minha Localização Ver Mapa em Tela Cheia Anterior Próximo
Street View
Mais opções de busca
Mais opções de busca
Mais opções de busca
Mais opções de busca
Mais opções de busca
Encontramos 0 resultados. Você quer carregar os resultados agora?
Pesquisa Avançada
Mais opções de busca
encontramos 0 resultados
Resultados da sua pesquisa

Não deixe de ler este artigo antes de financiar um imóvel!

Postado por Webtrends Web em 06/02/2019
| 0

O polêmico financiamento imobiliário é um forte divisor de opiniões, afinal, há quem tenha medo de assumir um, como também há quem considere a melhor escolha de sua vida.

O financiamento nada mais é do que a compra de um imóvel com o dinheiro de um terceiro, em suma, o banco. Quando o comprador não possui o valor inteiro do imóvel, este pode recorrer a um empréstimo bancário, o qual irá comprar o imóvel à vista, de modo que o comprador pague esta “divida” ao banco em parcelas mensais, com juros acrescidos.

Sabendo o princípio do que se trata um financiamento imobiliário, continue lendo o post para compreender como o mesmo funciona!

 

Como funciona o financiamento?

Há todo um processo para concretizar o financiamento do imóvel, deve-se analisar as condições de financiamento, documentos, qual o tipo de financiamento, avaliação de imóvel, entre outros detalhes.

Deste modo, será visto cada uma destas particularidades a fim de esclarecer como funciona o financiamento, quais as suas etapas e o que você deve saber sobre o mesmo.

 

Condições de financiamento

Como os bancos são os responsáveis pelo crédito destinado ao financiamento imobiliário, estes podem apresentar condições mais atrativas ou não ao comprador do imóvel.

Assim, a diferença de um banco para outro, são as condições de pagamento, sendo estas as taxas de juros, duração dos contratos e quanto do valor do imóvel pode ser financiado.

Ao escolher o melhor banco, é fundamental dar início a uma conversa com o gerente, o qual irá auxiliar e explicar sobres as etapas do financiamento, bem como iniciar o processo de liberação de crédito.

 

Documentos

Para os processos e aprovações de crédito, financiamento e demais situações, serão exigidos alguns documentos, de maneira que cada instituição peça uma lista diferente.

No entanto, é comumente solicitado os seguintes documentos:

– RG (Registro Geral), original e cópia;

– CPF (Cadastro de Pessoa Física), original e cópia;

– Comprovante de estado civil, cópia e original;

– Comprovante de renda, original e cópia;

– Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União ou Certidão Conjunta Positiva com Efeito de Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais e Dívida Ativa da União.

É importante mencionar, que haverá uma análise cadastral, isto é, análises que consistem em verificar cadastros onde o nome do possível comprador possa estar com o status de inadimplente.

Caso não haja restrições neste momento, será aprovada a liberação de crédito com um período de validade, o qual varia de acordo com o banco.

 

Avaliação do imóvel

Após a aprovação dos documentos e as análises cadastrais, o banco fará uma avaliação do imóvel em questão, sendo esta realizada a partir de uma empresa, engenheiro e arquiteto, o qual irá determinar o valor do imóvel a ser financiado.

A seguir, será confeccionado um contrato a partir do banco, de modo que o comprador e o vendedor assinem o referido documento. O contrato deverá ser levado ao cartório para ser registrado e em seguida levado ao banco.

Assim que entregue a agencia bancaria, o vendedor será pago e o comprador iniciará o pagamento da dívida ao banco – é comum que este pagamento inicie após 30 dias que o contrato for assinado.

 

Tipos de Financiamento

Diferente do que se imagina, há mais de um tipo de financiamento para compra de imóveis, sejam estes novos ou usados.

Dentre as possibilidades, estão: o uso dos recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, o Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) e a opção de financiar diretamente com a construtora.

 

Financiamento pelo FGTS

Este tipo de financiamento se da a partir do uso de recursos do FGTS, o qual faz parte do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). Vale ressaltar que o valor do imóvel e do financiamento possuem limites que variam periodicamente.

Não são todos que podem optar pelo financiamento com o FGTS, uma vez que este se restringe a pessoas que possuem uma determinada renda familiar máxima, valor este que varia de acordo com as regiões do país.

Além disso, as taxas de juros também são menores que no SBPE, respeitando um limite.

 

Financiamento pelo SBPE

No caso do financiamento pelo Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE), não há um limite de renda estabelecido. Deste modo, quando o valor do imóvel financiado se encontra no limite do SFH, os juros anuais não podem ultrapassar os 12%.

Do contrário, quando o financiamento ultrapassa os limites do SFH, os juros anuais podem ser superiores a 12%.

 

Financiamento por Construtoras

Entre os demais tipos de financiamentos, este é o mais flexível com a negociação. No caso das construtoras, não há um valor estabelecido para o valor financiado, renda ou taxas de juros.

Mas nem tudo são flores; neste tipo de negociação há muitos riscos, os quais prejudicam principalmente os compradores.

O financiamento da construção do imóvel é feito a partir de empresas juntamente com o banco, assim, o imóvel em questão estará hipotecado com ao banco. Deste modo, caso a empresa venha a falir, quem assumirá essa dívida com o banco, será o comprador.

Outro risco que pode acontecer, é a empresa falir e antes de finalizar a obra, de modo que o comprador que assumiu o financiamento, nunca tenha o imóvel.

 

Agora que você já sabe quais os tipos de financiamento e como funcionam, conta para nós qual achou melhor ou a sua experiência de financiar um imóvel!

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Para encontrar um imóvel que é exatamente o que precisa
Conte-nos um pouco mais:
Nossos corretores estão de plantão
Eu quero!
Nossos corretores estão de plantão
Para encontrar um imóvel que é exatamente o que precisa
Conte-nos um pouco mais:
Eu quero